Acalme seu telefone (e você)

Atualizado: 17 de Out de 2019

Dicas simples para contra-atacar uma indústria da informação cada vez mais obstinada em nos influenciar a consumir.


O nosso telefone (e muitos dos seus aplicativos) foi desenhado com o objetivo de ser o centro da nossa atenção pelo máximo de tempo possível, através de eficazes métodos de persuasão estudados pela psicologia. Manter e reforçar este comportamento é importante para o faturamento de várias empresas de tecnologia, pois elas exploram os dados que são obtidos do rastreamento do nosso comportamento online e também faturam com a nossa exposição à anúncios publicitários. Estes anúncios são minunciosamente produzidos e customizados através dos nossos dados pessoais para nos convencer a consumir produtos (que nem sempre precisamos). A ideia é bombardear o nosso cérebro com informações repetitivas através de notificações na tela.


Esta exposição produz um efeito no nosso subconsciente, criando um hábito e alterando nossos valores. Como resultado, em média verificamos o nosso telefone 150 vezes por dia, tornando o smartphone uma poderosa arma de persuasão e um enorme ralo para o nosso tempo livre. 


Mas existem algumas estratégias que podemos utilizar e que irão aumentar o seu bem estar e recuperar tempo precioso do seu dia. 

Desative todas as notificações que não sejam essenciais para o seu dia a dia. Não se esqueça de manter avisos de emergência de aplicativos médicos e ligados a serviços de alerta de desastres da defesa civil ou prefeitura. Isto inclui remover aquelas notificações de ofertas de viagens e produtos. Lembre-se que cada notificação que você recebe é um momento de distração em que você perde o contato com a sua vida real.

No caso do WhatsApp, faça um favor para você mesmo e desabilite as notificações de grupo. As pessoas possuem horários os mais diversos, além de possuírem noções distintas sobre o que é importante compartilhar em público e o que não é. Os grupos no WhatsApp tem portanto, com raras exceções, mais potencial de gerar frustração do que benefício.

Considere utilizar escalas de cinza em vez de cores na tela do seu dispositivo. As cores possuem um papel importante nas emoções que sentimos, no sentido de te induzir ao comportamento desejado pelas empresas, através da manipulação dos seus instintos básicos. Antes que você diga que isto tornaria as coisas sem graça, lembre-se que o que tem que ter sentido é a sua vida real e não a virtual, que como o próprio nome diz, é um faz de conta.


O seu telefone deve ser apenas mais uma ferramenta para ajudar você andar no mundo e nada mais.

Mantenha apenas aplicativos indispensáveis para o seu dia a dia na tela que você visualiza assim que destrava o seu smartphone. Por exemplo, se você vai trabalhar de Uber todos os dias, este é um aplicativo que você deve manter na sua tela inicial. Nas demais telas, organize os aplicativos em grupos e nomeie os grupos de forma sugestiva. Por exemplo, os aplicativos de redes sociais, poderiam estar no grupo "Uso Controlado".

Nossa mente está originalmente programada para necessitar de dicas visuais de quando parar uma atividade. Monitore de perto o tempo de uso (ou se quiser viver melhor, deixe de usar) os aplicativos que usam o recurso de rolagem infinita (como o Facebook e Instagram) e "arraste e segure para atualizar" (como o Twitter) pois o conteúdo disponível nunca acaba e fica difícil saber quando parar de usar. Uma curiosidade sobre a psicologia por trás do "arraste e segure para atualizar" é que o modelo é o mesmo usado nas máquinas de caça-níquéis nos cassinos e nos experimentos de psicologia com ratos de laboratório.  

Configure a função de "não perturbe" do telefone para ativar automaticamente no mínimo uma hora antes do horário que você costuma dormir. Mantenha apenas a possibilidade de receber ligações telefônicas de pessoas que você tenha um relacionamento próximo.

Tanto o iOS (Apple) quanto o Android (Google) nas suas versões mais recentes possuem ferramentas para monitorar o tempo de uso do celular. É uma boa ideia acompanhar com carinho os dados e os gráficos de uso para analisar o que você anda fazendo com o seu tempo no aparelho. Você vai ficar espantado quando fizer isto pela primeira vez.


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