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COD: Um método de gerenciamento do tempo simples e eficaz

Atualizado: 17 de Out de 2019

Neste post vou explicar de forma resumida como funciona um excelente método criado por Carl Pullein para gestão do tempo.


Criado por Carl Pullein, um renomado instrutor de produtividade e gerenciamento do tempo, o método de gerenciamento do tempo COD é uma alternativa simples e muito eficaz para quem deseja ser mais produtivo e ter mais tranquilidade na sua rotina diária. A sigla COD é um acrônimo para Collect, Organise, Do (Coletar, Organizar e Fazer), representando as 3 etapas do método que serão explicadas a seguir.





Coletar (Collect)


Objetivo da fase: Coletar tarefas e compromissos que precisam ser cumpridos.


Quando acontece: Durante todo o período.


Como fazer: Encontre um aplicativo em que você confie e que seja fácil de usar para coletar as tarefas que você precisa fazer. Nesta fase não se preocupe em quando você irá cumprir a tarefa. Seja objetivo e específico ao registrar o que precisa ser feito. Aproveite para adicionar informações curtas e úteis à fim de que você as tenha a mão quando for iniciar a tarefa. Veja alguns exemplos abaixo:


Em vez de escrever Prefira escrever

Estudar inglês  Estudar o cap. 2 do livro de inglês

Ligar para o João  Ligar para o João (9999-9999) para falar sobre o investimento

Ir ao mercado  Comprar bananas e maçãs no mercado


Quebre tarefas que você estima que durarão mais que 1 hora em tarefas menores. Por exemplo:


Em vez de escrever:

Estudar o cap. 2 do livro de inglês 


Prefira escrever:

Estudar Inglês (gramática (cap. 2))

Estudar Inglês (vocabulário (cap. 2))


Aplicativo que recomendamos: Todoist (É um poderoso aplicativo gerenciador de lista de tarefas que incorpora recursos poderosos de colaboração e tecnologia calma na sua concepção. É desenvolvido pela Doist, uma empresa que preza pelo alto padrão de qualidade dos seus produtos).

Anote todos os compromissos (reuniões, aulas, etc.) na sua agenda. Tenha agendas separadas para reuniões, planejamento, compromissos pessoais etc.. Tente ser realista ao mensurar o tempo dos compromissos e nunca sobreponha agendamentos.


Organizar (Organise)

Objetivo da fase: Organizar as tarefas e compromissos que foram coletados durante o dia. Quando acontece: No fim do dia.


Como fazer: Reserve 10 minutos no final do seu dia para processar o que você coletou. Estes minutos são chamados pelo Carl de minutos de ouro, pois farão TODA a diferença no dia seguinte. 


Durante estes 10 minutos você vai:


1) Organizar as tarefas que você coletou durante o dia. 

Observe o tempo que você terá disponível na sua agenda. O quanto você estará ocupado amanhã? Aproveite para olhar os seus prazos de entrega dos seus projetos. O que precisa andar? O que pode ser feito amanhã? O que pode ser feito nos demais dias da semana?


Mesmo que você não tenha nenhum compromisso na agenda, é recomendável não agendar mais do que 10 tarefas para cumprir no dia seguinte. Não fixe horário nas tarefas, com exceção daquelas que precisam ser cumpridas em um horário específico.

2) Priorizar o que você vai fazer primeiro. Dentre as tarefas que você agendou para o seu dia seguinte escolha duas que estão alinhadas com projetos que você quer ver caminhando e que irão causar um grande impacto positivo. Estas serão as suas tarefas de prioridade máxima para o dia. Priorize as demais tarefas pensando no escopo, impacto e urgência das mesmas.


Um checklist (em inglês) para os 10 minutos de ouro criado pelo Carl pode ser baixado no site dele.

Dica: Uma vez por semana faça uma revisão geral das suas tarefas rotineiras para verificar se há algo que possa ser melhorado na distribuição das tarefas e se existem tarefas que podem ser automatizadas ou se tornaram obsoletas.


Fazer (Do)


Objetivo da fase: Cumprir as tarefas e compromissos. Quando acontece: Durante o dia.


Como fazer: No início do dia, é só abrir o seu gerenciador de tarefas e a agenda. Neste primeiro, comece a cumprir as tarefas considerando primeiro por ordem de horário (nas que tem hora marcada) e depois em ordem de prioridade (que você definiu no dia anterior). No caso da agenda, sempre organize-se para chegar no horário nos seus compromissos.


Se uma tarefa por acaso não puder ser realizada no dia ou horário planejados, não se esqueça de realocá-la para outro momento. Não se esqueça também de reagendar compromissos da agenda, se necessário.


Evite a Procrastinação


- Foque os seus pensamentos no resultado final e não no processo.

- Pense no que você pode fazer nos próximos 30/60 min para fazer um projeto seu andar rumo a sua conclusão.

- Pratique a sua percepção das consequências do ato de procrastinar.





Mais algumas dicas:


- Crie um compromisso diário de 1 hora para trabalho focado (quando você quer trabalhar sem interrupções). Reserve este tempo na sua agenda.

- Seja disciplinado. Nenhum método funciona sem disciplina.

- USE uma agenda.

- USE um gerenciador de lista de tarefas.

- Aprenda a dizer "Não" para solicitações que não estão alinhadas com os seus objetivos.

- Planeje sempre com antecedência.


Quem quiser saber mais pode acessar o site do Carl através deste link.


Um agradecimento especial a Carl Pullein por ter autorizado a publicação deste post aqui no "Keep Calm and Use Tech".


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