Como um tipo amnésia afetou para sempre nosso modo de se comunicar

Atualizado: 17 de Out de 2019

O que é creeping normality e como ela mudou a nossa forma de se comunicar.


Em 1995 Jared Diamond, um geógrafo americano, escreveu um artigo na revista Discover intitulado "Eastern's End", onde tenta explicar a degradação ambiental ocorrida na Ilha da Páscoa. Segundo o artigo, tamanha destruição somente poderia ter ocorrido de forma lenta e gradual e durante um longo período de tempo. Mais tarde, em seu livro Collapse: How Societies Choose to Fail or Succeed, isto ficaria conhecido pelo termo "Creeping Normality", ou uma "normalidade crescente" em tradução livre. A Creeping Normality é um fenômeno social em que uma grande mudança passa a ser aceita como uma normal se a mesma ocorrer de forma lenta, em pequenos incrementos que passam desapercebidos. Ela pode estar associada a vários contextos, não somente à geografia e ao meio ambiente. No contexto da tecnologia, por exemplo, podemos notar os efeitos da Creeping Normality na forma que utilizamos para nos comunicarmos uns com os outros.

Todo começou há 27 anos como o lançamento do primeiro smartphone do mundo pela IBM e a Bell South nos EUA, o Simon Personal Communicator. Entre os seus recursos estavam uma tela sensível ao toque e uma bateria com autonomia de 1 hora. Ele já vinha com os aplicativos de agenda de contatos, calculadora, calendário, fax, email, bloco de notas, bloco de desenhos, hora e lista de tarefas. Apesar de ter sido lançado em 1992, ele só começou a ser vendido 2 anos depois pelo preço salgado de US$ 1.100 e vendeu apenas 50.000 unidades em 6 meses. Mas quando foi apresentado no programa norte-americano "Computer Chronicles" em 1995, mostrou uma forma diferente de se comunicar que chamou a atenção de muita gente. 

Era possível ler os emails sem a necessidade de estar em um computador e sem estar preso a cabos de rede e energia. Também era possível enviar um fax, muito usado na época, além de telefonar, é claro. O detalhe da mobilidade significava uma maior liberdade na forma de se comunicar, mas também um estilo de vida mais veloz e altamente comprometido com o trabalho que no futuro comprometeria a saúde de muitas pessoas.


Em 2002, seria a vez de outra empresa dar a sua contribuição com o lançamento de mais um smartphone que marcou a história. O Blackberry 5810 foi o primeiro dispositivo móvel da empresa a possuir o recurso de chamada telefônica (mesmo que fosse preciso usar um fone de ouvido), já que os produtos anteriores não possuíam esta funcionalidade. O produto era vendido como uma oportunidade de estar conectado em qualquer lugar que você estivesse e foi largamente adotado por executivos de empresas.


Mas o produto de maior sucesso só foi lançado em 2007. O Iphone era um produto que ficou marcado pela sua interface com o usuário inovadora (além da sua bateria que durava 8 horas, contra 1 hora do ultrapassado Simon) e pela possibilidade de se instalar aplicativos de terceiros, algo que revolucionou a indústria da informação. A Apple vendeu 1,4 milhões de aparelhos no primeiro ano de vendas.



Jared Diamond

Com os pioneiros (lançamento da IBM e o lançamento do Iphone) as formas de comunicação disponíveis eram texto e voz. Nas gerações seguintes, a comunicação por vídeo também viria a ser incorporada. Com isso, pouco a pouco a comunicação presencial foi sendo trocada primeiro por mensagens de texto e por último por uma mistura de mensagens de texto e vídeo chamadas, sendo este último em menor escala. No estágio que nos encontramos hoje, é cada vez menos comum presenciarmos as pessoas realizando ligações telefônicas com seus dispositivos. Este processo, tendo sido realizado ao longo de quase 3 décadas, é resultado de um fenômeno de creeping normality. As mudanças ocorreram aos poucos, de forma imperceptível para a maioria, até o ponto em que uma grande mudança na nossa forma de se comunicar já havia se estabelecido. É bem provável que, se esta mudança tivesse ocorrido de forma rápida e em um curto espaço de tempo, ela teria sido rejeitada pela sociedade. Esta alteração no nosso comportamento, por sinal, é apontada por alguns estudiosos como tendo sido prejudicial para as nossas relações humanas e para a nossa vida em comunidade. 





Não deixe de se registrar gratuitamente no nosso blog clicando no botão "Login/Registre-se"!

© 2020 by Calm Tech ®