Dicas simples contra ameaças digitais no seu PC

Atualizado: 17 de Out de 2019


Quer ficar longe de problemas ao usar o computador pessoal? Tente seguir estas dicas.


Você provavelmente já percebeu que são muitas as ameaças digitais no mundo atual. Também são muitos os produtos e serviços que existem hoje em dia que prometem proteger você de ataques de vírus de computador, sequestro de dados, roubo de senhas e informações pessoais. Existem alguns bons produtos e outros que não são nada além de ameaças disfarçadas (alguns bem famosos). Mas mesmo com este cenário complexo, é possível reduzir os riscos de se envolver em problemas apenas adotando hábitos saudáveis no uso do computador.


A primeira dica é não usar software pirata. Eu sei, isso parece careta demais em país como o nosso, mas fato é que o risco de ter problemas ao baixar aquele programa pirata em um site desconhecido é muito grande. Vejamos:


Como saber se o programa que você está baixando é mesmo o que diz ser?

Como saber se o site com conteúdo pirata não foi invadido e usado por malfeitores para disseminar ameaças?


E você ainda tem o risco de ser flagrado pelo fabricante, processado e multado. Simplesmente não vale a pena. Se você precisa do programa, vá ao site oficial do desenvolvedor e pague por ele. Você ainda terá direito a suporte técnico e atualizações.


A segunda dica também é óbvia. Não acesse sites com conteúdo ilegal, ofensivo, difamatório. Também fique longe de comentar nestes espaços. Lembre-se que a ideia de que você é anônimo quando está na Internet é falsa.



Não, um pendrive não é uma boa escolha para salvar os seus dados.

A próxima dica é ficar longe dos sites de pornografia. Por mais interessante que podem ser para alguns, estes sites estão infestados de ameaças digitais. Se você quer consumir este tipo de conteúdo, procure por conteúdo pago, que tende a ser mais seguro.


A quarta dica diz respeito aos emails. Sempre que você receber um email com anexos e links para sites, desconfie sempre. Mesmo se o remetente for conhecido. Se for um link, passe o mouse em cima e verifique na barra inferior do navegador o endereço que aparece. Veja se é idêntico ao que está escrito no e-mail. Com relação aos anexos, se possível entre em contato com o remetente para perguntar se o mesmo enviou mesmo o anexo. Se não for possível entrar em contato, utilize um antivírus para verificar o arquivo e reduzir o risco.


A última dica é ter sempre backup dos seus dados. E não vale fazer uma cópia no próprio computador. Para salvar estes dados o melhor ainda é comprar um disco rígido portátil e guardá-lo em um lugar seguro. Hoje existem várias opções de programas que ajudam neste processo de backup de dados e até mesmo na recuperação mais rápida e menos trabalhosa do seu computador, em caso de você precisar apagar tudo e recomeçar do zero com uma nova instalação.


Estes hábitos não garantem 100% de proteção, mas nenhum produto ou serviço garante (sim, é mentira o que algumas propagandas dizem). Mas tenha certeza que eles te ajudarão a reduzir o risco de se envolver em problemas.


Não deixe de se registrar gratuitamente no nosso blog clicando no botão "Login/Registre-se"!

© 2020 by Calm Tech ®