Forest: Uma forma elegante de ter a nossa atenção de volta

Atualizado: 17 de Out de 2019

Um aplicativo que funciona muito bem como aliado no tratamento do vício em telas e também na hora de ter de volta o controle sobre a nossa atenção.


A indústria da atenção arrecada milhões de dólares nos distraindo com aplicativos e anúncios. O objetivo de muitas dessas empresas é coletar o máximo de informações sobre nós, para produzir anúncios e conteúdo que nos leve a consumir ao máximo os seus produtos e serviços. Esta estratégia de manipulação utiliza técnicas de psicologia que exploram fragilidades de uma área primitiva do nosso cérebro conhecida como cérebro reptiliano. Ele é é formado apenas pela medula espinhal e pelas porções basais do prosencéfalo e é responsável por nossas funções instintivas, tais como fome, sede, medo e o instinto de sobrevivência. Já existem ativistas que lutam para que o marketing orgânico (em que a campanha é criada sem a utilização dessas técnicas invasivas) retorne, mas isso é assunto para outro post. Os efeitos do marketing baseado na exploração desses dados são tão diversos quanto complexos, além de variarem de pessoa a pessoa.


Além de dificultar a gestão do nosso tempo, existe outro efeito colateral desta estratégia da indústria: a nossa capacidade de concentração está se reduzindo. Em 2004, uma pesquisa envolvendo um grupo de estudo desenvolvida pela Professora Loria Mark, do Department of Informatics at University of California, Irvine, constatou que a cada 3 minutos os integrantes interrompiam o que estavam fazendo para fazer outra coisa. Na época, a pesquisa impressionou a opinião pública pelo baixo tempo de concentração alcançado. Para piorar, entre o final do século XX e o início do século XXI, vários gurus da produtividade e até mesmo uma conhecida empresa de software trabalhavam intensamente para propagandear a capacidade de multitarefa como um grande trunfo da produtividade. Avance 12 anos no futuro (2016) e este tempo reduziu para 40 segundos.


Este ritmo de redução na nossa capacidade de concentração é insustentável tanto do ponto de vista da nossa produtividade quanto do ponto de vista da nossa saúde mental. Por este motivo, precisamos discutir formas de trazer o controle da nossa atenção de volta.

O Aplicativo Forest

No melhor estilo do "combater fogo com fogo" o aplicativo Forest (disponível tanto para Android (gratuito), quanto para iOS (pago, R$ 7,90 na data de publicação deste post) exige que você se comprometa a crescer uma floresta virtual no seu smartphone através de momentos longe do seu dispositivo. Funciona assim: você escolhe uma espécie de árvore para plantar, liga o modo "Deep Focus Mode" e ajusta a quantidade de tempo que quer permanecer longe do aparelho. Se você sair do app a sua árvore morre. Simples assim. Continue plantando árvores e você vai cultivando uma floresta inteira. O design do app é simples mas ao mesmo tempo bonito e elegante. Além disso, o app é fácil de utilizar e cumpre com o objetivo de evitar que o usuário se distraia com o celular enquanto realiza o seu trabalho de forma focado (quem vai querer que a sua árvore morra?!).


A sua floresta depende do tempo que você dedica fora do seu smartphone.

Geração de Mérito Como se não bastasse o propósito inteligente, o app possui outra característica que chama a atenção: a cada 2500 moedas você pode ajudar a plantar uma árvore de verdade através da organização Trees for the Future, que atua na Africa. Você pode conhecer mais sobre o incrível trabalho deles acessando https://trees.org/.



O app possibilita ao usuário plantar árvores reais.

Empoderamento


O aplicativo oferece a oportunidade do usuário realizar uma reflexão sobre como ele tem utilizado o seu tempo, para então tomar uma decisão consciente de mudar os seus hábitos, sem obrigar o usuário a restringir o seu acesso ao smartphone. Esta é uma característica importante no tocante ao processo de amadurecimento na relação das pessoas com a tecnologia, onde o objetivo não é deixar de usar tecnologia, mas sim entender melhor como somos afetados pela mesma para então tornar a nossa relação a mais benéfica possível.

Recursos que achamos interessantes:

- Permite escolher a espécie da árvore virtual que você vai plantar baseado no tempo que você vai disponibilizar para que ela cresça.


- Através da visualização da paisagem formada pela sua floresta você consegue ter uma ideia instantânea de quanto tempo você tem reservado para se concentrar nas suas tarefas e ficar longe do telefone.


- A possibilidade de ajudar uma ONG a fazer um trabalho que tem impacto real na vida das pessoas e no meio ambiente.

Avaliação

Viabilidade

Testes em condições sub-ótimas (Como o produto se sai em condições de uso reais)


O Forest se saiu bem no testes de usabilidade. Mesmo sem acesso à internet ainda é possível plantar árvores virtuais. O app sincroniza as alterações assim que encontrar novamente uma conexão com a Internet.

Atenção


O produto faz bom uso da atenção do usuário. O produto informa o usuário sem sobrecarregar o mesmo?

É possível controlar as notificações do aplicativo da forma que o usuário desejar. O app notifica o usuário se o mesmo sair do app durante o crescimento da sua árvore (lembre-se de sempre ativar o modo "deep focus") para alertá-lo de que a árvore irá morrer se o mesmo não retornar ao app ou para avisá-lo que o tempo que o usuário configurou terminou.

Privacidade e Segurança


Como os dados sensíveis são armazenados e manipulados pelo dispositivo? Existe documentação clara a respeito? Os dados específicos do app são armazenados pela Amazon Web Services e processados em Cingapura. Os tipos de dados coletados são: endereço de email, dados de uso, identificadores de dispositivo únicos para propaganda, posição geográfica, permissão de câmera, permissão de armazenamento, informação do dispositivo, geografia/região, número de usuários, duração da sessão, compras dentro do app, abertura do aplicativo, atualizações de aplicativo, primeiras execuções e sistemas operacionais. A documentação com os termos de uso pode ser acessada em www.forestapp.cc/privacy/. A linguagem é um pouco técnica, mas clara.

É possível para os usuários se inscreverem em um modo anônimo que não conecte o perfil dele a um nome de usuário? Sim, é possível utilizar o app sem criar uma conta. No entanto, as alterações ficam armazenadas apenas localmente no seu smartphone e não serão sincronizadas com a nuvem. Também não é possível utilizar a loja do app sem criar uma conta e efetuar logon.

Conclusão O Forest é um app bem desenhado e eficaz no tocante a evitar que nosso telefone se torne uma distração em momentos que precisamos nos concentrar em uma tarefa (deep work). Ele é gratuito no Android e o seu custo para usar no iOS vale cada centavo. 

"A Calm Tech realiza análises independentes de produtos que considera relevantes. Nós não aceitamos pagamentos nem doações para realizar as análises."  


Não deixe de se registrar gratuitamente no nosso blog clicando no botão "Login/Registre-se"!

Santa Catarina, Brasil

© 2020 by Calm Tech ®