Minimalismo Digital

Atualizado: 12 de Dez de 2020

Nem sempre a solução está em ter mais. Esta é a ideia do minimalismo, que prega que temos que melhorar sim, mas não necessariamente precisamos ter mais para vivermos melhor.


O minimalismo é uma filosofia que tem como objetivo uma vida simples e com a menor quantidade possível de bens materiais. Na sua versão digital, visa a utilização mínima e racional de recursos de tecnologia nas nossas vidas. Ambas defendem a escolha criteriosa dos poucos produtos e serviços que uma pessoa deve utilizar, dando preferência a itens de alta qualidade e boa durabilidade. 


Alguns dos benefícios desta prática:


- Ter menos distrações digitais.

- Mudar a importância da tecnologia nas nossas vidas de atriz principal para coadjuvante.

- Recuperar tempo livre para atividades que sejam mais produtivas e que nos proporcionem momentos mais agradáveis.

- Desintoxicar a mente de pensamentos inúteis.

- Proporcionar momentos de introspecção.

- Reduzir o custo de vida e o custo de propriedade de bens e da utilização de serviços desnecessários ou redundantes.


Cal Newport, em seu livro "Digital Minimalism" sugere algumas mudanças de comportamento, trocando o uso de redes sociais por alternativas que o autor considera mais interessantes:


- Feeds de notícias de fontes confiáveis para se informar. Uma ótima opção é o Feedly, uma ferramenta que permite escolher e gerenciar várias fontes de informação diferentes em um só lugar. - Visitas regulares e chamadas de vídeo para manter o contato com a família e os amigos. Se você não pode fazer uma visita, uma chamada com vídeo é uma boa opção. - Participação em congressos e em eventos em que você se possa fazer presente em pessoa para construir uma rede de relacionamentos profissionais e construir uma marca pessoal. Mesmo que se verifique valor em se utilizar as redes sociais para este fim deve-se limitar o tempo dedicado à esta atividade.

Sala de Reuniões

Além de questionar o uso de redes sociais, o minimalismo digital sugere o uso racional de tecnologia em oposição ao uso impulsivo. Isto significa, em alguns momentos, que soluções simples e com baixa tecnologia podem ser a melhor escolha. Por exemplo: Uma chaleira comum de boa qualidade pode acabar sendo uma escolha melhor do que uma chaleira elétrica. Um outro aspecto interessante sobre o minimalismo digital diz respeito a como você gerencia o seu tempo e o que você faz com ele. Muitas pessoas passam boa parte do seu tempo se dedicando à atividades que não possuem impacto significativo nos seus objetivos ou apenas se distraindo com conteúdo inútil. É importante perceber que, a cada interrupção, a nossa mente demora para se concentrar novamente na atividade que estávamos desempenhando. Os aplicativos Freedom e Forest são ótimas opções para quem quer evitar que o smartphone se torne uma fonte de distração sem controle. Algumas pessoas podem considerar esta nova forma de encarar a tecnologia como uma visão um tanto radical. Mas é importante refletir sobre os seus objetivos, valores e de que forma a tecnologia está agregando valor no seu dia a dia. E se após essa reflexão perceber a possibilidade de melhorar em algum aspecto, agir para fazer as mudança acontecer.