Os celulares de hoje são realmente inteligentes?

Atualizado: 17 de Out de 2019

Uma breve reflexão sobre o mal (bem) que eles fazem para nós.


Há algum tempo me deparei com um video de um rapaz que estava caminhando e olhando o celular ao mesmo tempo, sem notar que estava indo na direção de um urso. Apesar de este ser um caso um tanto incomum (por envolver um urso), existem vários casos de acidentes com pessoas distraídas com os seus celulares. Mas será que está na hora de abandonarmos estes dispositivos?


Existem sim muitos motivos para odiar o seu celular. Se você soubesse que trata-se de um dispositivo que te interrompe a todo momento com notificações (a sua maioria irrelevantes), sabe onde você está e o que anda fazendo no dispositivo (e conta para empresas, digamos, não muito confiáveis), contém produtos químicos suficientes para causar uma pequena explosão e além disso, te faz perder tempo precioso do seu dia (não, sua vida não muda toda vez que você fica sabendo que um YouTuber está de férias na Europa), você ainda iria querer comprar um? Lembrando que nada de jogar o seu celular no lixo. A não ser que você queira contribuir para o fim da vida no nosso planeta. Acho que não, pois já temos os celulares para nos transformar em zumbis e não precisamos de mais problemas.


Estes dispositivos também servem para telefonar.

Mas nem tudo é obscuro no mundo mobile e não podemos deixar de falar das facilidades. Confesso que prefiro, para as conversas mais simples, enviar mensagem do que telefonar. Dá para ouvir muita música boa e assistir a conteúdo interessante. Também é ótimo para pagar as contas do mês sem sair de casa, solicitar transporte e saber para onde você deve ir (no meu caso estou quase sempre perdido) e quais os seus compromissos para o dia (ainda não sei ao certo se isto é bom ou ruim). Também é muito enriquecedor para alma poder conversar por vídeo com a família e os amigos de praticamente qualquer parte de mundo. Isto só para citar o básico. Na verdade, dá para fazer muito mais e existem ótimas idéias por aí.


Mas então porque os ursos estão prestes a nos vencer? Por que estamos sucumbindo a estes dispositivos se eles são exatamente como qualquer outra coisa neste mundo: munidos de defeitos e qualidades? Existem muitas respostas para estas perguntas (com exceção para a pergunta do urso, cuja resposta é óbvia), mas na minha opinião isto está ocorrendo por um processo em que grandes empresas de tecnologia nos manipulam para obter nossos dados pessoais e para nos transformar em seres humanos consumistas e individualistas. Em suma: eles querem nosso dinheiro e nos ver solitários. Depois eles querem mais dinheiro.


Mas nós podemos parar este processo. Se nos conscientizarmos da situação e refletirmos sobre a forma que usamos a tecnologia, podemos tomar as decisões certas em cada situação, transferindo o poder de decisão sobre as nossas vidas destas grandes empresas para nós. Nós temos este direito. Yes, we can!


Os celulares podem até conter tecnologia com alguma forma de inteligência, mas eles não dispõe de consciência própria (e nem algumas empresas de tecnologia parecem ter bom senso). Apesar disto, não deixam de ser uma ferramenta tecnológica fantástica, que jamais vai decidir o quanto tempo você deve ficar olhando um feed de Facebook. Esta decisão somente você pode tomar. No final das contas, seu celular é tão útil quando um martelo. Você pode usá-lo para pregar um prego ou para bater no seu dedo. Ou para se transformar em um zumbi no futuro.


Não deixe de se registrar gratuitamente no nosso blog clicando no botão "Login/Registre-se"!

Santa Catarina, Brasil

© 2020 by Calm Tech ®