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Se você cuida de alguém especial, estes aplicativos podem te ajudar a se cuidar

Atualizado: 17 de Out de 2019

Oferecer cuidados a quem precisa pode ser uma tarefa desgastante emocional e fisicamente. Mas estas dicas podem ajudar quem se dedica a cuidar de alguém.


Normalmente, a tarefa de cuidar de alguém profissionalmente ou mesmo de um ente querido é desafiadora tanto físico quanto emocionalmente. Por isso, é muito importante reservar um tempo para recuperar as energias físicas e realizar uma higiene mental. Durante este período, o corpo se recupera do estresse que, no longo prazo, pode levar ao burnout, uma condição grave caracterizada pelos sintomas de irritabilidade, fadiga, problemas de sono, obesidade, isolamento social e sentimento de desesperança e desamparo.


Sentimento de Amor Próprio


É fácil se esquecer de que é preciso se cuidar quando nos dedicamos a cuidar de alguém. Mas é preciso reconhecer a sua própria condição humana e se dar o tempo necessário para se recuperar da difícil rotina.


Pratique exercícios de respiração diariamente


Um dos mais simples exercícios de relaxamento existentes é o da respiração.


- Encontre um lugar confortável para sentar. Pode ser uma cadeira ou sofá.

- Feche os olhos e observe a sua respiração.

- Caso você se distraia, não se preocupe. Apenas volte a observar a sua respiração.

- Inspire o ar contando até 5, prenda a respiração contando até 5 e depois solte o ar contando até 5. Continue até sentir que está relaxado.


Se você quiser, pode gradualmente aumentar a contagem da expiração, até atingir o dobro do tempo de inspiração para relaxar ainda mais.


Caso você sinta desconforto ao realizar a pausa na respiração, efetue o exercício sem a pausa.


Aplicativo: O app Be Okay (disponível para iOS e Android) foi criado para ajudar pessoas que sofrem de ataque de pânico a se acalmarem e possui uma função para realizar um exercício de respiração guiado. É possível configurar o tempo de inspirar, pausa e expirar e acrescentar um som relaxante durante o exercício.

Tempo: Reserve 10 minutos por dia.


Realize atividades físicas moderadas com regularidade


Atividades como caminhadas tem poucas contra-indicações e melhoram muito a nossa condição física e mental. Procure um lugar agradável para fazer o percurso, que não tenha o ar muito poluído, não seja barulhento e que seja seguro para percorrer a pé.


Aplicativo: O app Runtastic permite você acompanhar as suas caminhadas com informações úteis como mapa do trajeto percorrido, distância e estabelecer metas.

Tempo: Reserve 60 minutos por dia.




Adote uma alimentação saudável


Lembre-se de realizar as suas refeições quando estiver com fome, pois esquecer de realizá-las pode causar irritabilidade e fadiga. Evite alimentos processados e ricos em açúcar. É recomendável reduzir ou eliminar o consumo de álcool, já que o mesmo piora o quadro de inflamação no corpo causado por estresse e atrapalha a qualidade do sono.


Aplicativo: O app Desrotulando ajuda a entender rótulos dos alimentos através de um esquema de pontuação e oferece explicação para os ingredientes contidos no produto.


Cuide do seu sono


A qualidade do sono impacta diretamente no nosso dia quando estamos acordados, além de ajudar na prevenção do burnout. Uma boa prática é reservar um período de tempo antes de dormir para práticas de relaxamento e atividades como leitura e ouvir música.


Aplicativo: O app Sleep Cycle além de monitorar a qualidade do seu sono possui um alarme inteligente em que você determina uma janela de horário para acordar e ele te desperta no melhor momento, baseando-se no seu ciclo de sono.


Mantenha a sua vida social ativa


É importante reservar tempo para estar com as pessoas (e seres peludos) que gostamos e confiamos. Participar de grupos de suporte de cuidadores também pode te ajudar a perceber que você não está sozinho nesta jornada e que existem outras pessoas na mesma situação.


Essas dicas são simples mas tem um grande potencial de tornar a sua jornada mais tranquila e recompensadora.


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