O que é tecnologia calma e como ela pode te ajudar?

Atualizado: 17 de Out de 2019

Nascido no século XX, este conceito pouco conhecido pode nos ajudar a nos relacionar melhor com a tecnologia.


A tecnologia calma é um tipo de tecnologia da informação em que a interação entre a tecnologia e o usuário está projetada para ocorrer na periferia do usuário em vez de constantemente no seu centro de atenção. A informação provinda da tecnologia muda suavemente para o centro de atenção do usuário quando necessário, mas quando não se faz necessário permanece de forma calma na sua periferia.

Em 1995, dois caras do Xerox Palo Alto Research Center (Mark Weiser e John Seely Brown) na Califórnia publicaram um artigo com o título "Designing Calm Technology". Esta foi a primeira vez que o termo foi utilizado. Estávamos na adolescência da "Era da Informação", período em que a economia nos países industrializados iniciou uma rápida mudança entre o modelo de indústria tradicional, que se originou da revolução industrial, para uma economia baseada na tecnologia da informação. Muita coisa mudou desde então e atualmente estamos com alguns problemas:


- Estresse por excesso da dita informação, o "bem mais valioso".

- Dificuldade de se concentrar em qualquer coisa por mais de 5 min.

- Estamos ansiosos demais por termos muita coisa para fazer e pouco tempo.

- Estamos nos matando de trabalhar mas nossa produtividade não é das melhores.

- Estamos ficando loucos e vendo gnomos nos nossos jardins.



John, feliz da vida!

É claro que estes são só algumas das nossas preocupações e o último sintoma pode ter outras causas. Mas como um conceito do século passado pode nos ajudar? Para entender melhor vamos observar os princípios que estão por traz da tecnologia calma. Vou explicar cada um através de exemplos, para ficar mais fácil de entender:





1) Uma tecnologia deve exigir a menor quantidade possível de atenção do usuário.


Pense em um elevador de um edifício. Você entra, aperta um botão, e ele te deixa no andar desejado. Você não precisa conduzir o elevador até o andar e frear de forma a parar no ponto certo. Dá para conversar com o vizinho sobre o tempo ou ficar olhando o celular. O elevador não requer a tua atenção. Quando ele chega ao destino, ele avisa de forma visual e auditiva. Só neste momento ele exige a sua atenção.


2) A tecnologia deve informar e proporcionar calma.


Um bom exemplo para isto são os carros autônomos. A Google em seu projeto incluiu uma tela de vídeo no banco traseiro para mostrar aos passageiros o que o computador estava detectando nas ruas, ou seja, o que ele estava vendo. A ideia é reduzir o medo que as pessoas ainda sentem ao serem transportadas em um carro sem ninguém no banco do motorista.


3) A tecnologia deve fazer uso da visão periférica do usuário


Uma aplicação deste princípio está dentro de um automóvel. O painel (de um bom carro, pelo menos) foi desenhado para que as informações possam chegar até você sem que você tenha que olhar diretamente para ele quando estiver dirigindo. Para isto ele faz uso de símbolos, sons e cores. Tudo pensado para capturar a atenção da sua visão periférica.


4) A tecnologia deve amplificar o melhor dela mesma e da humanidade


Em outras palavras: a tecnologia tem que trazer impacto positivo para as pessoas e a sociedade.


5) A tecnologia deve comunicar, mas não necessariamente falar


Parece difícil de entender, mas é simples: Nos EUA, por exemplo, existe uma norma de acessibilidade para os elevadores que exige que os mesmos emitam um bipe quando estiverem subindo e dois bipes quando estiverem descendo, além do sinal visual iluminado, é claro. Esta é uma forma de comunicação simples e universal que funciona muito bem.


6) A tecnologia deve funcionar mesmo quando ela falha


Um ótimo exemplo para este princípio são as escadas rolantes que as crianças adoram fazer de playground. Elas nunca deixam de ser escadas, mesmo quando estão paradas. As pessoas podem continuar se deslocando através delas, mesmo que não com o mesmo conforto.


7) A quantidade de tecnologia que deve ser aplicada deve ser a mínima para se resolver um problema


Existe muitas formas de se gerenciar filas em uma padaria. Você pode instalar um sistema informatizado que vai trazer dezenas de relatórios e vai requerer uma infraestrutura de TI, que custa muito dinheiro para manter. Ou pode instalar um painel eletrônico e um rolo com senhas de papel. Se o objetivo é somente organizar a fila, não há porque usar a primeira opção.


8) E finalmente, a tecnologia deve respeitar as normas sociais


Como você se sentiria se todas as pessoas usassem óculos com câmeras embutidas que tirassem fotos e gravassem videos sem emitir qualquer sinal sonoro ou visual? Aposto que não muito à vontade. Este foi um dos principais motivos que fez com que um projeto de uma grande empresa de tecnologia, que na época ficou famoso, fracassasse.


Temos sempre muito para fazer. Detalhe: Esta reunião é fake. Nenhuma reunião é assim tão organizada.

Agora podemos voltar aos nossos malfadados sintomas. Se olharmos com cuidado, podemos notar que eles estão relacionados a duas coisas principais: gestão do nosso tempo e da nossa atenção. Nós estamos sobrecarregados e sem tempo para nada, e como toda a economia está voltada para a tecnologia da informação, estamos tendo a nossa atenção disputada a todo momento por empresas que estão mais interessadas no nosso dinheiro do que no nosso bem estar. Mas a grande sacada é que nós podemos usar a tecnologia calma para contra-atacar e tomar de volta o controle do nosso tempo e da nossa atenção.


A tecnologia calma ainda é um conceito desconhecido da maioria de nós. Mas o seu despertar está próximo. Ele virá quando entrarmos em uma nova era. Uma era onde a informação será tão acessível que o conhecimento será algo banal. Será a "Era da Atenção", onde a riqueza estará nas mãos das pessoas que tiverem o poder de decidir para quem e quando irão dedicar a sua atenção. Além disso, a internet das coisas (IoT) trará enormes desafios que levarão a humanidade a repensar a forma como usa a tecnologia.


Não deixe de se registrar gratuitamente no nosso blog clicando no botão "Login/Registre-se"!

Santa Catarina, Brasil

© 2020 by Calm Tech ®