Trocar Aquele Seu Equipamento Antigo Pode Valer a Pena

Atualizado: 17 de Out de 2019

Equipamentos antigos podem merecer serem trocados apenas pelo fato dos seus equivalentes mais novos proporcionarem uma boa economia na conta de energia elétrica.


Existem algumas situações em que trocar equipamentos da sua casa por mais modernos pode significar uma economia na conta de energia no fim do mês relevante o suficiente para justificar o investimento. Estes são alguns exemplos que podem ser interessantes de analisar caso a caso:


Ducha Eletrônica Digital (91% de economia em relação a um chuveiro elétrico comum)

Os chuveiros elétricos são grandes vilões na conta de energia por causa da potência elevada dos equipamentos. Os modelos mais antigos, que possuem apenas 3 seleções de temperatura (desligado, verão e inverno) não permitem a você ajustar a temperatura da água corretamente, principalmente em regiões de clima temperado (como é o caso da região sul do Brasil). Por esse motivo, quase sempre a água irá ficar fria demais ou quente demais, deixando o banho desconfortável e, no caso da água quente, o equipamento irá consumir energia desnecessariamente.


As duchas digitais resolvem este problema de duas formas:


Primeiro, elas permitem que você visualize a temperatura exata da água que está saindo da ducha. Segundo os dermatologistas, a temperatura ideal para um banho confortável e que não agrida a camada protetora da pele é de 44 °C. Então é só ajustar a potência do chuveiro de forma que apareça esta temperatura no visor.


Segundo, elas utilizam seletores de temperatura que permitem que o usuário selecione qualquer posição de potência entre desligado até a potência máxima. Isto evita o desperdício de energia, já que em dias não muito frios, não é preciso muita potência do chuveiro para deixar a temperatura da água adequada para banho.


Lâmpadas de LED (75% de economia em relação a lâmpadas incandescentes comuns)


As antigas lâmpadas incandescentes não são muito eficientes. 90% de toda energia consumida se perde em forma de calor e apenas os 10% restantes é emitida em forma de luz. As lâmpadas de LED (Light Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz em português) perdem muito pouco da energia que recebem em forma de calor. O único cuidado que se deve ter é escolher lâmpadas de LED com cores quentes (temperatura que abrange a faixa de 3000k a 3500k (kelvin)) para ambientes de relaxamento, como sala de estar e quarto de dormir. Deixe as lâmpadas com a luz do tipo "luz do dia" (temperatura que abrange a faixa de 6000k a 6500k (kelvin)) para os ambientes que exigem atenção ou em que você precisa de maior precisão para identificar cores, como por exemplo banheiro e cozinha.




Climatizadores com Duplo Inverter (70% de economia em relação a climatizadores comuns)

Para quem tem um climatizador em casa que não seja inverter, vale a pena considerar a troca por um modelo mais moderno. Já existem no mercado opções de modelos inverter, que chegam a economizar 60% na comparação com um modelo comum e modelos duplo inverter, que chegam a economizar 70% de energia.


É importante dimensionar corretamente a capacidade do equipamento, pois um climatizador com a capacidade menor que a necessária vai consumir energia desnecessariamente.


A Consul possui um simulador que ajuda a escolher a potência do equipamento.


Máquina de Lavar Roupa, Geladeiras e Freezers com Inverter


Na mesma linha dos climatizadores, algumas máquinas de lavar roupa, geladeiras e freezers também passaram a adotar os motores com rotação variável (inverter).


Estes são alguns exemplos de substituições que podem ser realizadas e, apesar de não trazerem grandes alterações na funcionalidade dos equipamentos, podem proporcionar uma economia na conta mensal de energia elétrica.


Não deixe de se registrar gratuitamente no nosso blog clicando no botão "Login/Registre-se"!

© 2020 by Calm Tech ®