Xiaomi Mi Smart Band: Um dispositivo simples e com uma proposta interessante

Atualizado: 17 de Out de 2019


Quando você puder usar a tecnologia como ferramenta para gerar dados que podem ser usados para melhorar a sua saúde, estamos diante de uma boa solução.


Smart bands são acessórios parecidos com relógios de pulso e que tem como propósito principal o monitoramento da atividade física de uma pessoa. O Mi Smart Band é fabricado pela chinesa Xiaomi e está na sua quarta versão lá fora (a que escolhemos para avaliar, facilmente encontrada aqui no Brasil através de importadoras e marketplaces como a Amazon), e oficialmente terceira aqui no Brasil. O Mi Smart Band permite monitorar o número de passos que você deu durante o dia, a sua frequência cardíaca e a qualidade do seu sono. Também é possível acompanhar diversas modalidades de exercício físico, entre elas o ciclismo, corrida e caminhada ao ar livre ou na esteira, natação e treino de musculação.


Mas por que é importante acompanhar o seu nível de atividade?


A resposta simples para isso é: porque nosso corpo não está preparado para ficar parado. Isto é culpa, em parte, da herança deixada pelos nossos antepassados hominídeos, que eram nômades e vivam da caça e da coleta de frutos. Quando ficamos muito tempo parados, sem atividade física, nossos músculos atrofiam, nossa coluna vertebral sofre (a adaptação dos hominídeos de quadrúpedes para bípedes geraram alguns problemas) e até nosso coração (formado por músculos) fica mais frágil.


Já quando vamos dormir é importante que o nosso sono tenha qualidade suficiente para que possamos processar as informações que aprendemos no dia que passou e nos recuperar das situações que nos causaram estresse físico e mental. O corpo aproveita para realizar pequenos reparos a nível celular e a mente cria estratégias para se fortalecer e enfrentar os desafios do dia seguinte.


Geração de Mérito


Um produto que oferece a oportunidade de melhorar a saúde de uma pessoa está impactando diretamente na sua qualidade de vida. É claro que nada acontece sem o envolvimento pessoal do usuário. Mas o produto funciona como catalisador de práticas saudáveis e facilita muito para quem quer ter mais controle sobre a sua atividade física e o seu sono.



O Mi Smart Band 4 é o último modelo lançado e o primeiro com tela colorida.

Empoderamento


O produto oferece a oportunidade do usuário ter um panorama de como está o nível de atividade diário e de como anda o seu período de descanso noturno para, baseado nos dados gerados e recomendações do aplicativo Mi Fit, realizar os ajustes na sua rotina que desejar de acordo com os seus objetivos.




Através dos gráficos gerados pelo aplicativo Mi Fit, é possível ajustar, em tempo real, um treino de esteira para que seja uma atividade predominantemente aeróbica.


Recursos que achamos interessantes:


- A possibilidade de utilizar o mesmo aplicativo com outros produtos da Xaiomi e integrar ainda mais dados para gerar recomendações e informações importantes.


- O recurso que permite de forma simples, através do app, trocar a design da tela do Smart Band entre várias disponíveis para escolher.


- As várias opções de configuração disponíveis e funções secundárias úteis (como alarme e encontrar o seu smartphone por exemplo).


- A função "Alerta de Ociosidade" que te avisa que você está muito tempo sentado e está na hora de se movimentar um pouco.



Avaliação


Viabilidade


Testes em condições sub-ótimas (Como o produto se sai em condições de uso reais)


O Mi Smart Band se saiu muito bem no uso diário, fazendo dupla com o smartphone através de uma conexão Bluetooth 5.0, gerenciando muito bem momentos em que estava longe do celular, acumulando dados para sincronizar periodicamente ao abrir o app. Você também não precisa se preocupar nos dias de chuva ou em praticar natação com ele, pois a Xaiomi garante resistência à água para pressões de até 5 ATM (50 m de profundidade).


Atenção


O produto faz bom uso da atenção do usuário. O produto informa o usuário sem sobrecarregar o mesmo?


Existem opções para controlar as notificações de aplicativos que você quer receber no dispositivo, além de uma função de "Não Perturbe" inteligente, que liga automaticamente depois que você cai no sono. Todas as notificações são entregues de forma silenciosa, através de sequencias de vibrações personalizáveis.


Privacidade e Segurança


Como os dados sensíveis são armazenados e manipulados pelo dispositivo? Existe documentação clara a respeito?


Os dados - após coletados pelo Mi Smart Band e sincronizados com o smartphone - são transferidos para a servidores de posse da empresa HUAMI na internet. Os acesso aos dados é realizado através do aplicativo Mi Fit, mediante a criação de uma conta de usuário.


A política de privacidade pode ser facilmente acessada através do aplicativo Mi Fit, na opção "Ajustes", "Sobre" e "Política de Privacidade".


É possível para os usuários se inscreverem em um modo anônimo que não conecte o perfil dele a um nome de usuário?


É necessário criar uma conta ou utilizar a sua conta do Facebook e Google para parear o dispositivo pela primeira vez com o celular. Depois de completado o procedimento é possível utilizar o Mi Smart Band de forma offline, sem conexão com a Internet.


Conclusão


O Mi Smart Band é um dispositivo com ótimo custo benefício para o potencial de impacto positivo para a vida do usuário e a pela qualidade oferecida pelo produto e pode ser uma ótima opção de smart band.


"A Calm Tech realiza análises independentes de produtos que considera relevantes. Nós não aceitamos pagamentos nem doações para realizar as análises."


Não deixe de se registrar gratuitamente no nosso blog clicando no botão "Login/Registre-se"!

© 2020 by Calm Tech ®